quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Falta de material ou falta de criatividade?


Olá pessoal, sejam bem vindos ao nosso blog! 

Gostaria de compartilhar algumas de minhas experiências atuando na área escolar. Ainda é muito comum ouvir de Professores, bem como de algumas instituições de ensino reclamações e lamentações relacionadas a falta ou insuficiência de materiais para se trabalhar.
 Muitos profissionais acabam utilizando o fato de não ter materiais necessários ou suficientes como "desculpa" para a não realização de algum conteúdo ou atividade planejada. 
        Será que é possível contemplar as áreas de conhecimento da Educação Física mesmo sem um grande "arsenal" de materiais e equipamentos? Será mesmo que o grande responsável pela não realização de uma proposta ou atividade é a ausência de materiais? Será que nós enquanto professores ou profissionais de Educação Física estamos preparados para lidar com essa situação?
Fazendo uma reflexão sobre os questionamentos acima fica evidente o grande comprometimento e responsabilidade que se espera de um Professor ou Profissional de Educação Física. 
Nós podemos e devemos abusar da criatividade de forma em que seja possível contemplar os conteúdos da Educação Física sempre de forma lúdica respeitando a cultura infantil. Precisamos estimular a criatividade e protagonismo de nossos alunos, assim como fazíamos quando crianças. Eu me lembro como era bom fazer minha própria capucheta e depois soltá-la e vê-la voar bem alto, ou então fazer um carrinho de rolimã e personalizá-lo antes de se aventurar em uma grande descida, quem é que nunca comeu uma fruta direto do pé? Ou quem é que nunca preparou deliciosos bolinhos de barro antes de voltar pra casa com os pés imundos de tanto brincar?     
 É essa essência que precisamos resgatar, afinal vamos brincar ou vamos deixar de brincadeira? 

Atividade: Esgrima de jornal. 
Materiais: Jornal, copo descartável, tinta (guache), durex.




Atividade: Construção.
Materiais: Caixa de papelão. 





Atividade: Estação Motora.
Materiais: Tábua de madeira, pneu.



Autor: Jonathan Monteiro

             Sim! “Vamos deixar de brincadeira”, todavia, vamos brincar com responsabilidade compreendendo o valor e a importância do nosso papel na vida de nossos alunos e da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário