quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA ESCOLA





A dança é vista de várias maneiras, como: psicologicamente, emocionalmente, algumas pessoas com uma visão mais mecânica e também aqueles que procuram analisar os elementos básicos e universais que constituem a dança; a dança são movimentos cadenciados incluindo passos e saltos executados ao som e ao compasso da música, discutisse também referente ao professor ser do sexo masculino ou Feminino, pois em um passado recente a turma masculina tinha futebol e a feminina tinha dança (NEVES, 1987; SOLER, 2003; BARBANTI, 1994).
Dança são movimentos corporais executados de maneira ritmada, em geral ao som de música (SBORQUIA, 2002).
Por isso, até hoje, é difícil encontrar uma definição suficientemente abrangente e completa sobre a dança (NEVES, 1987; SOLER, 2003; BARBANTI, 1994).



Na Educação Física escolar segue alguns exemplos de metas, conquistas de desafios contra a natureza ou contra outros seres humanos: lutar melhor, correr e nadar mais rápido, saltar mais alto, ganhar mais pontos e arremessar o mais longe possível (SBORQUIA, 2002).
O tema dança é trabalhado no contexto escolar. Quando eventualmente é trabalhado este conhecimento, é com a finalidade de apresentações em dias comemorativos da escola, e as aulas de Educação Física tornam-se um espaço para estes ensaios (NEVES, 1987; SOLER, 2003; BARBANTI, 1994).
A dança é importante na escola, pois a criança tem contato em relação a movimentos, lateralidade, direita e esquerda e a dança é uma boa aliada para que a criança desenvolva seus movimentos aprendendo da forma correta e se divertindo (SBORQUIA, 2002).
Geralmente se reproduzem as danças vinculadas pela mídia sem análise e contextualizações, e o professor não percebe as implicações que estas ações provocam na educação da sociedade. A escola tem a função de transformação e construção do conhecimento, cabem a ela a análise dos fatos que ocorrem na sociedade e a sistematização destes junto aos alunos, para que eles possam compreender a realidade na qual estão inseridos (NEVES, 1987; SOLER, 2003; BARBANTI, 1994).


Autora: Wennya Reis Dias
Referências: 

BARBANTI, Neusa Netto, Interações dança escola, volume 2, 1994.
NEVES, N. J. O.Dança na escola arte e ensino, 4ª edição 1987).
SBORQUIA,José, Interações dança e escola, Rio de Janeiro, sprint, 2002).
SOLER, R. Dança na escola,Rio de Janeiro, sprint, 2003).




Nenhum comentário:

Postar um comentário