A dança é vista de várias maneiras, como: psicologicamente,
emocionalmente, algumas pessoas com uma visão mais mecânica e também aqueles
que procuram analisar os elementos básicos e universais que constituem a dança;
a dança são movimentos cadenciados incluindo passos e saltos executados ao som
e ao compasso da música, discutisse também referente ao professor ser do sexo
masculino ou Feminino, pois em um passado recente a turma masculina tinha
futebol e a feminina tinha dança (NEVES, 1987; SOLER, 2003; BARBANTI, 1994).
Dança são movimentos corporais executados de maneira ritmada, em geral
ao som de música (SBORQUIA, 2002).
Por isso, até hoje, é difícil encontrar uma definição suficientemente
abrangente e completa sobre a dança (NEVES, 1987; SOLER, 2003; BARBANTI, 1994).
Na Educação Física escolar segue alguns exemplos de metas, conquistas de
desafios contra a natureza ou contra outros seres humanos: lutar melhor, correr
e nadar mais rápido, saltar mais alto, ganhar mais pontos e arremessar o mais
longe possível (SBORQUIA, 2002).
O tema dança é trabalhado no contexto escolar. Quando eventualmente é
trabalhado este conhecimento, é com a finalidade de apresentações em dias
comemorativos da escola, e as aulas de Educação Física tornam-se um espaço para
estes ensaios (NEVES, 1987; SOLER, 2003; BARBANTI, 1994).
A dança é importante na
escola, pois a criança tem contato em relação a movimentos, lateralidade,
direita e esquerda e a dança é uma boa aliada para que a criança desenvolva
seus movimentos aprendendo da forma correta e se divertindo (SBORQUIA,
2002).
Geralmente se reproduzem as danças vinculadas pela mídia sem análise e
contextualizações, e o professor não percebe as implicações que estas ações
provocam na educação da sociedade. A escola tem a função de transformação e
construção do conhecimento, cabem a ela a análise dos fatos que ocorrem na
sociedade e a sistematização destes junto aos alunos, para que eles possam
compreender a realidade na qual estão inseridos (NEVES, 1987; SOLER, 2003;
BARBANTI, 1994).
Autora: Wennya Reis Dias
Referências:
BARBANTI, Neusa
Netto, Interações dança escola,
volume 2, 1994.
NEVES, N. J. O.Dança na escola arte e ensino, 4ª
edição 1987).
SBORQUIA,José, Interações
dança e escola, Rio de Janeiro, sprint, 2002).
SOLER, R. Dança na
escola,Rio de Janeiro, sprint, 2003).
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