De acordo com Migliorini; Teixeira (2010), a dança apresenta-se como uma das atividades mais completas, além de concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano. Os movimentos da dança proporcionam além do aumento da auto-estima, uma descoberta e ampliação das possibilidades de cada indivíduo; sendo vista também como uma atividade que prioriza a educação motora consciente e global, não se limitando a uma ação puramente pedagógica, mas também psicológica.
Para Vargas (2009), a dança é multidisciplinar, pois é considerada:
- ARTE: Devido a seus aspectos artísticos.
- ATIVIDADE FÍSICA: Devido à utilização dos movimentos corporais;
- RELIGIÃO: Pois suas raízes estiveram profundamente relacionadas aos cultos e rituais;
- CULTURA POPULAR: Pela tradição gosto e identidade de cada comunidade;
- EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO: Sendo uma de suas principais características;
- RECREAÇÃO: Através do jogo com o ritmo e com o movimento corporal; e,
- TERAPIA: Pois pode se alcançar objetivos por meio do trabalho criativo de representação corporal.
Já para Mallmann; Barreto (S/D), a dança é um movimento cinestésico, podendo ser considerada:
- TÁTIL: Porque se sente o movimento e os benefícios que produz no corpo;
- VISUAL: Porque os movimentos vistos são transformados em atos;
- AUDITIVA: Porque se ouve a música e se domina o ritmo;
- AFETIVA: Porque a emoção e os sentimentos são demonstrados nas coreografias;
- COGNITIVA: Porque é preciso racionar para adequar o ritmo à coordenação; e,
- MOTOR: Porque estabelece um esquema corporal.
Por ser uma forma de exercitar não somente o corpo como também a mente, a dança favorece o desenvolvimento integral do ser humano agindo em vários aspectos como:
- ASPECTOS ARTÍSTICOS: Buscando desenvolver e senso estético, a expressão cênica, a educação no sentido rítmico e musical, a sensibilidade e a expressão artística.
- ASPECTOS PSICOLÓGICOS: Proporcionando condições para o desenvolvimento das funções mentais: como atenção, concentração, imaginação, memória, raciocínio, curiosidade, observação, criatividade, exploração, entendimento qualitativo de situações, poder de crítica, melhora no desempenho cognitivo; no desenvolvimento intelectual e estimula as percepções das sensações sinestésicas e visuais.
- ASPECTOS SOCIAIS: Promove a organização, cooperação, comunicação, socialização, respeito e estimula o resgate cultural.
- ASPECTOS EDUCATIVOS: Através da educação pelo movimento; desenvolve o domínio da orientação espacial, diretamente para o equilíbrio geral da saúde, favorece o reencontro do indivíduo com a realidade; age no aprimoramento das funções motoras como a coordenação, equilíbrio, flexibilidade, resistência, agilidade, e contribui para o desenvolvimento expressão e comunicação humana.
- ASPECTOS BIOLÓGICOS: Melhora o condicionamento físico e geral, melhora a capacidade cardiorrespiratória, melhora a circulação periférica, diminui da pressão arterial, proporciona o fortalecimento muscular, auxilia na diminuição de dores musculares, age na prevenção de futuros problemas posturais, aumenta o gasto calórico.
- ASPECTOS TERAPÊUTICOS: Transborda limites, medos, intervindo na agressividade, passividade, angústias, timidez, auto inspiração, gozo, plenitude, relaxamento das tensões, sensibilidade, melhora a auto-estima, e melhora a autoconfiança.
Contudo, sua prática proporciona benefícios independentemente da modalidade praticada, do estilo, padrão de movimento ou ao menos a idade do praticante. Portanto é indiscutível deixar de afirmar que:
Entender a dança como um todo é valorizá-la ainda mais!
Autora: Tatiane Caroline da Silva
REFERÊNCIAS
MALLMANN, Maria de Lourdes Cardoso; BARRETO, Sidirley de Jesus. A dança e seu desenvolvimento das inteligências múltiplas das crianças.S/D
MIGLIORINI, Giselle Emanuelle; TEIXEIRA, Roberta Mota. Benefícios Comportamentais da Dança na Segunda Infância. Juiz de Fora 2010.
Disponível em: <http://www.ufjf.br/faefid/files/2010/08/TCC-Roberta-Teixeira-e-Giselle-Migliorini-Benef%C3%ADcios-Comportamentais-da-Dan%C3%A7a-na-Segunda-Inf%C3%A2ncia.pdf>
Disponível em: <http://www.ufjf.br/faefid/files/2010/08/TCC-Roberta-Teixeira-e-Giselle-Migliorini-Benef%C3%ADcios-Comportamentais-da-Dan%C3%A7a-na-Segunda-Inf%C3%A2ncia.pdf>
VARGAS, Lisete A. M. Escola em Dança movimento expressão e arte. Porto
Alegre: Mediação, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário