Gostaria de convida-los a refletir a ligação do pensamento crítico com a Educação Física e suas abordagens. Hoje tudo que diz respeito à Educação Física acaba sendo visto como uma mera atividade física, de lazer, esportiva ou de promoção da saúde. As pessoas normalmente deixam de lado o seu real significado e suas inúmeras possibilidades de trabalho, elas não se dão conta do quanto a Educação Física pode ser benéfica, não somente para o físico, mas também para a mente e espírito, por meio dela temos uma ferramenta para obter a formação integral do ser humano. Será que isto ocorre por falta de informação? Por causa dos meios de comunicação? Ou pela falta de uma boa base educacional no sentido da prática da Educação Física escolar?
O fato de os próprios profissionais da nossa área não questionarem os seus próprios métodos e técnicas acaba influenciando cada dia mais a visão de que este componente curricular serve apenas pra "ROLAR A BOLA", transmitindo assim uma ideia contraria aquela que deveria ser aprimorada. Hoje o quadro da Educação Física escolar está muito abaixo do nível que deveria e poderia estar, os professores desta área de atuação não veem a importância de se fazer uma trabalho sério e dedicado, cada dia que passa vejo uma maior preocupação com o corpo físico-estético, e a parte intelectual deixada de lado. Não estou dizendo que o corpo não seja importante, que querer se sentir bem com este corpo seja uma coisa ruim e nem que o professor deva trabalhar em sala de aula toneladas de conteúdos teóricos, pelo contrário, todo este cuidado é de extrema importância, desde que feito de forma correta, o que não podemos é perder a essência do nosso dever como PROFESSORES, que é o de formar o indivíduo por completo, corpo e mente estão ao todo tempo conectados um com o outro, para se ter sucesso em ambas as linhas é preciso determinação e coragem pra buscar um equilíbrio entre ambas as partes.
Retornando ao questionamento anterior de qual seria o motivo para que a Educação Física fosse vista de maneira que não corresponde ao seu intuito maior enquanto parte integrante do componente curricular, devemos ressaltar que esta Educação Física falha não é algo novo, ela já vem operando desta forma a muito tempo, e este é um fator que influencia muito nas formas de trabalho que vemos hoje. Este é um processo longo e que passa de geração em geração, por exemplo um pai e uma mãe que não tem o senso crítico, provavelmente seus filhos também não o terão, e a mesma coisa ocorre com as aulas de Educação Física, se eu desejo formar um aluno crítico, mas eu mesmo não possuo este pensamento, é quase impossível construir este pensamento no aluno.
Nos dias atuais o professor tem todo o conhecimento que ele desejar para aprimorar suas técnicas na palma da mão, porém não os vejo entusiasmados com isso, na maior parte das vezes o professor prefere se entregar ao mais fácil. Mas isto não é culpa deste ou daquele professor, estes são frutos de uma geração passada, uma geração que não se preocupou em formar um aluno crítico, esta geração passada deixou a desejar na formação integral do cidadão crítico.
As abordagens da Educação Física nos trazem inúmeros meios para se obter a formação do educando. É por meio delas que o professor pode encontrar seu caminho.
A responsabilidade do professor para com a sociedade é muito maior do que a que nós mesmo imaginamos, pois é através dos que estão na escola hoje que podemos mudar a sociedade de amanhã. Se eu for capaz de introduzir uma nova cultura do pensamento crítico nestes alunos, a própria vida destes mudaria, pois assim que eles souberam parar para questionar de maneira crítica poderiam deixar de ser alienados e mudar para melhor.
Pensamento crítico e uma boa abordagem é que vai fazer a ponte ligação entre o professor e uma aula diferenciada e de um valor real. Este pensamento deve estar atrelado ao professor, de modo que por meio deste o professor possa construir se próprio conhecimento, podendo assim auxiliar os educandos a transformar a sociedade em que estão inseridos.
Gostaria de ressaltar que apesar de estar falando da contribuição do pensamento crítico para o professor de Educação Física, este pensamento é importante também para todos os outros professores, e não somente professores, mas a sociedade como um todo, sem a análise crítica das situações não seria possível que evoluíssemos de forma integral.
O fato de os próprios profissionais da nossa área não questionarem os seus próprios métodos e técnicas acaba influenciando cada dia mais a visão de que este componente curricular serve apenas pra "ROLAR A BOLA", transmitindo assim uma ideia contraria aquela que deveria ser aprimorada. Hoje o quadro da Educação Física escolar está muito abaixo do nível que deveria e poderia estar, os professores desta área de atuação não veem a importância de se fazer uma trabalho sério e dedicado, cada dia que passa vejo uma maior preocupação com o corpo físico-estético, e a parte intelectual deixada de lado. Não estou dizendo que o corpo não seja importante, que querer se sentir bem com este corpo seja uma coisa ruim e nem que o professor deva trabalhar em sala de aula toneladas de conteúdos teóricos, pelo contrário, todo este cuidado é de extrema importância, desde que feito de forma correta, o que não podemos é perder a essência do nosso dever como PROFESSORES, que é o de formar o indivíduo por completo, corpo e mente estão ao todo tempo conectados um com o outro, para se ter sucesso em ambas as linhas é preciso determinação e coragem pra buscar um equilíbrio entre ambas as partes.
Retornando ao questionamento anterior de qual seria o motivo para que a Educação Física fosse vista de maneira que não corresponde ao seu intuito maior enquanto parte integrante do componente curricular, devemos ressaltar que esta Educação Física falha não é algo novo, ela já vem operando desta forma a muito tempo, e este é um fator que influencia muito nas formas de trabalho que vemos hoje. Este é um processo longo e que passa de geração em geração, por exemplo um pai e uma mãe que não tem o senso crítico, provavelmente seus filhos também não o terão, e a mesma coisa ocorre com as aulas de Educação Física, se eu desejo formar um aluno crítico, mas eu mesmo não possuo este pensamento, é quase impossível construir este pensamento no aluno.
Nos dias atuais o professor tem todo o conhecimento que ele desejar para aprimorar suas técnicas na palma da mão, porém não os vejo entusiasmados com isso, na maior parte das vezes o professor prefere se entregar ao mais fácil. Mas isto não é culpa deste ou daquele professor, estes são frutos de uma geração passada, uma geração que não se preocupou em formar um aluno crítico, esta geração passada deixou a desejar na formação integral do cidadão crítico.
As abordagens da Educação Física nos trazem inúmeros meios para se obter a formação do educando. É por meio delas que o professor pode encontrar seu caminho.
A responsabilidade do professor para com a sociedade é muito maior do que a que nós mesmo imaginamos, pois é através dos que estão na escola hoje que podemos mudar a sociedade de amanhã. Se eu for capaz de introduzir uma nova cultura do pensamento crítico nestes alunos, a própria vida destes mudaria, pois assim que eles souberam parar para questionar de maneira crítica poderiam deixar de ser alienados e mudar para melhor.
Pensamento crítico e uma boa abordagem é que vai fazer a ponte ligação entre o professor e uma aula diferenciada e de um valor real. Este pensamento deve estar atrelado ao professor, de modo que por meio deste o professor possa construir se próprio conhecimento, podendo assim auxiliar os educandos a transformar a sociedade em que estão inseridos.
Gostaria de ressaltar que apesar de estar falando da contribuição do pensamento crítico para o professor de Educação Física, este pensamento é importante também para todos os outros professores, e não somente professores, mas a sociedade como um todo, sem a análise crítica das situações não seria possível que evoluíssemos de forma integral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário